terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sofisticação no mercado de trabalho exige maior qualificação profissional

9° ANO
Sofisticação no mercado de trabalho exige maior qualificação profissional
Muitas empresas no país estão buscando por conta própria a formação de profissionais. E eles cruzam o país atrás de maior qualificação.

Nos últimos anos, o mercado de trabalho brasileiro cresceu e se sofisticou. Mesmo em atividades que não exigiam muito estudo, agora é preciso saber usar um computador, por exemplo. Qualificação é o tema da reportagem desta quinta-feira (17) na série especial que o Jornal Nacional apresenta, nesta semana, sobre o emprego no Brasil.
Imagine passar cinco dias por semana na estrada. “É a vida que a gente escolheu, a gente tem que seguir ela”, afirma o caminhoneiro Antônio de Souza Silva.
Filho de caminhoneiro, Antônio conhece as dificuldades da profissão, mas gosta do trabalho e sabe que precisa estar preparado. “Porque não é só dizer que vai dirigir. Se você não sabe mexer no computador de bordo, ele não sai”, revela.
Com teclado e mostradores digitais, os caminhões estão, cada dia, mais tecnológicos. Para conhecer melhor a máquina, Antônio foi para uma escola, encaminhado pela empresa onde trabalha. “Eu não tenho qualificação em nada. Aí ela me trouxe até aqui para ficar um profissional no jeito que ela quer”, conta.

Nenhum comentário:

9°ano